CEFAS - Centro Familiar de Solidariedade

Institucional

Você conhece o CEFAS?

O Centro Familiar de Solidariedade Nossa Senhora Rainha da Paz, CEFAS, é uma organização assistencial sem fins lucrativos de apoio a dependentes químicos e seus familiares, com trabalhos de hospitalização, formação profissional e de cidadania.

Fundada em 25 de outubro de 1991, pelo Padre Sometti, na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, na cidade de Sorocaba interior de São Paulo, a ONG vem atendendo à necessidade e auxiliando com a hospitalização dos assistidos.

Hoje, com quase três décadas de existência e compromisso social, contamos com uma trilha de histórias percorridas e famílias ajudadas. Nossa história começa em 1997, com a fundação da chácara “Nova Vida” na cidade de Boituva, também no interior paulista, com capacidade de atendimento para até 32 homens. E o que começou com auxílio a hospitalização e tratamento de dependentes, passou no ano de 2000 a ser parte de algo maior. Preocupados e pensando na prevenção da dependência química juvenil, desenvolvemos o “Projeto Criança”, onde, desde então, trabalhamos na proteção básica da criança e adolescente, na faixa etária de 06 a 14 anos, que se encontram em vulnerabilidade social. Assim conseguimos ajudar aos condicionados e tentamos prevenir que os jovens que possam vivenciar essas situações futuramente não percorram este caminho.

 

 

O Projeto Criança

Trabalhando no âmbito de amparo da criança e adolescente em situação de baixa renda, vítimas de violência doméstica, negligência familiar e/ou que vivam em condições precárias, temos como visão as incluí-las na sociedade de forma a desenvolver e estreitar os laços biopsicossociais através de atividades pedagógicas, esportivas, preventivas e na garantia dos cuidados junto aos direitos humanos e ao estatuto da criança e adolescente.

O CEFAS oferece aulas de artes e suas linguagens, artes marciais, ballet, yoga, idiomas, futebol, musicalização, reforço escolar, acompanhamento social e psicológico. As crianças recebem e aprendem sobre hábitos de alimentação saudável, cuidados com a higiene pessoal e bucal, transporte gratuito, além de, em parceria com empresas amigas, assistência médica e odontológica.

As famílias participantes frequentam às terças-feiras, o projeto “Amor Solidário” onde fazemos a doação de alimentos (frutas, verduras, legumes, alimentos não perecíveis, materiais para higiene, entre outros) e também recebem  orientação e formação sobre a importância da família, e um pouco do que as crianças e adolescentes vivenciam dentro da ong, sobre seus diretos básicos e os cuidados com a alimentação, higiene e saúde, garantindo assim o bem-estar e um bom desenvolvimento do projeto para além do espaço do CEFAS, mas que todo nosso trabalho seja levado para dentro de casa.

Grupo de Apoio

Formado por voluntários que acreditam na recuperação das famílias assistidas, o grupo de apoio conta com um espaço, onde os dependentes e seus familiares encontram-se para realizar a troca de experiência da vida e recuperação.

Os voluntários compartilham com os participantes a alegria de vê-los buscar um caminho de libertação, cura e mudança social, fomentando ali a importância do tratamento e a preparação, caso desejem, para a ida à “Chácara Nova Vida” e começo de uma nova jornada.

Faça você também parte dessa grande missão nos auxiliando na construção e desenvolvimento de um mundo melhor.

Missão

Fazer o acolhimento de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, toxicodependentes e pessoas que buscam um novo sentido para suas vidas.

Visão

Ser uma instituição que atenda aos anseios da sociedade na questão da dependência química, com um olhar cristão a valorização e resgate da dignidade da vida humana.

Valores

Desenvolver as atividades com base na fé cristã, ética, solidariedade, transparência e compromisso com a sociedade, sem qualquer distinção.

Gostaria de Contribuir com o Trabalho do CEFAS?

Você também pode ajudar
Site desenvolvido por: